Grupo Unificado

Decifre a prova de matemática da UFRGS

Embora assuste grande parte dos estudantes, a prova de matemática do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é formada, em grande parte, por questões medianas. Para o professor de matemática do Grupo Unificado Regis Gonzaga, um dos desafios é acertar o tempo para fazer a avaliação.

— A maioria das questões é possível de resolver e não exige tanto trabalho braçal — comenta.

Com a proximidade do vestibular, o professor sugere que os estudantes não se aprofundem em conteúdos que não dominam. A proposta é revisar com atenção as matérias que conhecem mais e refazer questões. Conhecer a estrutura da prova e saber identificar questões fáceis e difíceis também é importante. Assim, o aluno não perde tempo em uma pergunta que não domina e pode se dedicar às outras.

Para Regis, a avaliação da UFRGS é considerada abrangente, pois engloba praticamente todos os conteúdos previstos no programa da universidade. O que muda de um ano para o outro é a distribuição das questões de acordo com a dificuldade.

Ao lado, confira como foi a prova deste ano e questões comentadas pelo professor Regis Gonzaga.

>>> Confira cinco questões comentadas.

Raio X da prova de 2012

> Uma questão muito fácil

> Três questões fáceis

> Duas questões difíceis

> Uma questão muito difícil

> As outras 18 questões eram medianas

> Para o professor Regis, o fato de grande parte das questões ser mediana significa que é preciso ter redobrada atenção na prova. A maioria das perguntas é solucionável e deve ser resolvida pelos estudantes. Além disso, ao deparar com uma questão difícil, talvez seja interessante pular e resolver a fácil, pois todas valem a mesma coisa.

Revise

> Geometrias (plana, espacial e analítica)

> Probabilidade (normalmente são as duas últimas questões da prova)

> Álgebra

> Porcentagem (tem aparecido em todos os últimos anos)

zerohora.com

Central do Aluno

Aluno, acesse aqui a área reservada para você baixar os materiais didáticos.

Fique Informado

Hello World