Nossa História

O Colégio Leonardo da Vinci foi criado em 1993 e trouxe, no campo da Educação, uma proposta que se diferenciava das correntes pedagógicas da época, embasada na Teoria da Aprendizagem de Gagné.

As famílias que buscavam a melhor escolha pedagógica, tinham, então, a opção de conhecer uma escola com a ousada proposta que trazia em seu eixo o retorno à caligrafia, a exigência de leituras clássicas e a adoção de notas e provas para mensurar o desempenho dos alunos, entre outros instrumentos de ensino-aprendizagem.

Nesse contexto, defendendo a excelência acadêmica, nasceu o Colégio Leonardo da Vinci e suas três unidades – Alfa, Beta e Gama – em Porto Alegre/RS e Canoas/RS. Podemos afirmar que temos orgulho de ser o melhor colégio gaúcho!

Leonardo da Vinci

O nome do polímata italiano Leonardo da Vinci foi escolhido como forma de refletir a versatilidade deste artista e também destacar a genialidade em suas diferentes habilidades, uma referência em excelência para os fundadores. Honrando o nome do artista renascentista, o ideal de nosso colégio é dar a seus alunos o conhecimento e as condições necessárias para que desenvolvam todo o seu potencial humanístico, tecnológico e científico.

Responsabilidade, Disciplina e Excelência Acadêmica

Esses são os três pilares que sustentam, desde o início, a proposta pedagógica do colégio. Um conceito educacional que objetiva formar alunos como cidadãos do mundo.

Nossa Filosofia

Desenvolvimento do potencial humanístico, científico e tecnológico, com princípios, valores e atitudes voltados ao senso crítico e à autonomia intelectual.

Nossos Princípios

São oferecidos e organizados espaços e situações de ensino para que o estudante desenvolva sua identidade, a compreensão do mundo e a apreensão do saber universal, permitindo a inserção da criança e do jovem no mundo dos conceitos e das representações simbólicas, num processo de interação com os outros, em que crescer e aprender tornam-se uma ação continuada.

Passados 28 anos de sua fundação, e com tantas modificações na área educacional, como o trabalho por Competências e Habilidades e o Enem, percebemos que continuamos no caminho certo, pois nosso colégio tem obtido, ao longo desses últimos anos, lugares de destaque nos vestibulares, bem como na formação de talentos e lideranças.