Projeto Conexões

Diferenciais pedagógicos

Saídas de Campo

As unidades do Leonardo da Vinci mantêm, como diferencial pedagógico, as saídas de campo. Essas oportunidades são momentos de reconhecimento de novas paisagens, desenvolvimento de projetos histórico-culturais e experimentação/vivência de diferentes realidades, aperfeiçoamento do olhar e do sentir das artes e do patrimônio para as mais diversas faixas etárias.

Desde a Educação Infantil, os nossos alunos são estimulados a explorarem os lugares que estão ao seu redor. Idas ao teatro e museus, a outras cidades vizinhas da capital gaúcha, às regiões de imigração italiana, alemã, japonesa, dentre outras tantas no Estado, visitas a parques e sítios de preservação cultural e ambiental, além das viagens interestaduais, são expedições de descobrimento, momentos para os alunos abrirem suas cadernetas, anotarem tudo que visualizam e sanarem as dúvidas na prática, in loco, sobre os conteúdos estudados em sala de aula.

Intercâmbio

O Colégio Leonardo da Vinci estimula o intercâmbio cultural estudantil para vários países, em especial, por meio de parcerias com agências de intercâmbio para a Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Chile, Uruguai e Argentina.

Compreendemos que a vivência de outras realidades, de outros idiomas e de diferentes manifestações culturais enriquece a existência e possibilita maior número de ferramentas para a realização de escolhas.

Como parte das saídas de campo do Ensino Médio, na unidade Beta, também estão as viagens internacionais para o Uruguai e a Argentina, na 1ª série, e para o Chile, na 2ª série, quando os alunos têm a oportunidade de colocar em prática vários aprendizados de sala de aula, dentre eles:

• Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
  • Analisar e interpretar recursos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, de acordo com as condições de produção e de recepção.
  • Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas.
  • Reconhecer o valor da diversidade artística e das inter-relações de elementos que se apresentam nas manifestações de vários grupos sociais.