Projeto Mediação

Diferenciais pedagógicos

Os estudantes participam de projetos de reflexão relacionados à educação para o diálogo e à mediação entre pares, aprendendo a conduzir situações de conflito sem a utilização de abordagens violentas e percebendo os conflitos como uma oportunidade de aprendizado.

O diálogo é a principal ferramenta do Projeto Mediação, além de princípios da comunicação não-violenta e da justiça restaurativa, como o reconhecimento dos sentimentos e das necessidades de si e do outro, a formulação de pedidos e a construção de estratégias que sejam satisfatórias para todas as partes.

Após a etapa de formação, os estudantes inscrevem-se como voluntários, atuando em duplas como mediadores de suas turmas pelo período de uma semana e ajudando colegas diante de situações de conflitos.

Importantes valores ao convívio interpessoal são resgatados através dessas experiências, como a empatia, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a amizade. Através da participação no projeto, os estudantes podem atuar como protagonistas nos desafios do cotidiano, contribuindo com um ambiente escolar acolhedor para todos.