Ensino Médio

O Novo Ensino Médio sugere o protagonismo do aluno, dando-lhe autonomia de escolha.

O Novo Ensino Médio, regulamentado pela lei 13.415 de 2017, propôs que a configuração curricular possibilitasse um engajamento maior dos estudantes com sua formação. Sugere o protagonismo do aluno, dando-lhe autonomia de escolha. Objetiva a preparação para os desafios do cotidiano e para as escolhas profissionais.

O currículo está organizado com base no desenvolvimento de competências, isto é, visa integrar conteúdos, habilidades e atitudes, para possibilitar a formação competente dos estudantes.

O Colégio Leonardo da Vinci, utilizando os eixos estruturantes — Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo — propõe uma divisão curricular da seguinte forma:

A Formação Básica (BNCC), Currículo Integrado (resolução de problemas e práticas) e o Currículo Optativo, todas as disciplinas dos itinerários formativos, sejam eles integrados ou optativos, são parte do Projeto de Vida que acompanhará todo o Ensino Médio.

Projeto de Vida

O Projeto de Vida tem o objetivo de estimular o potencial de escolha dos jovens estudantes para que teçam seu futuro de forma factível.

Propusemos desenvolver o autoconhecimento, o conhecimento do outro e seu lugar no mundo, bem como o planejamento do futuro. Para a realização deste projeto, oferecemos, então, o acompanhamento da ESCOLHA PROFISSIONAL, aulas, seminários, feiras e atividades coletivas e individuais, semanais, que auxiliam os jovens no reconhecimento das suas habilidades, dificuldades e das realidades que desejam acessar como profissão e projeto de futuro.

Empresas e Profissões do Futuro

Também dentro do projeto de vida, esta disciplina do currículo optativo propõe teoria e prática em administração de problemas públicos e privados. Reconhecimento da necessidade de criar novos caminhos profissionais, conforme as demandas do nosso tempo. Esta disciplina semanal propõe, a partir da 2ª série do EM, atividades de aprendizado no campo da tecnologia.

Línguas Estrangeiras

Oferecer o estudo e conhecimento de diferentes línguas estrangeiras, bem como, as culturas que envolvem suas práticas. O CLV oferece Latim, Grego, Espanhol.

Clube de Finanças

Para conhecimento da realidade econômico-financeira dos indivíduos, do país e do mundo, um clube foi criado para, semanalmente, debater e aprender questões da macro e micro economia. Desenvolvem aprendizados práticos para aplicações financeiras, investimentos e poupanças, além de conhecimento aprofundado sobre o mercado de ações.

Escrita Criativa

Disciplina do currículo integrado, semanal, realizada na 1ª série do EM com o objetivo de desenvolver diferentes estilos de escrita. O exercício da criatividade sem o compromisso exclusivo da técnica é o objetivo desta disciplina, pois deseja gerar o engajamento no processo criativo, na elaboração de múltiplos textos — poesia, narrativas pessoais, poemas, contos, romances, crônicas e novelas.

Produção de Áudio e Vídeo

Esta atividade é semanal e propõe o aprendizado técnico na produção de vídeos e áudios. Realiza animações, stopmotion, filmes, curtas, novelas e podcasts. Aprender técnicas que permitam o desabrochar da criatividade e das descobertas para atividades do futuro em publicidade, cinema e propaganda.

Educação Financeira (Macro e Microeconomia)

Aprendizado de finanças a partir da disciplina de Matemática e suas tecnologias. Estudo da matemática no tempo, isto é, como se comporta o valor do dinheiro no tempo. Por esta razão é o estudo das diferentes operações ligadas ao cotidiano das pessoas.

Iniciação Científica (Projetos)

Disciplina integrada às Ciências da Natureza (química, física e biologia) que ensina o desenvolvimento e conclusão de projetos científicos a partir das práticas em laboratório.

Economia e Sustentabilidade

Disciplina do currículo integrado que busca o entendimento de questões globais e regionais no campo da economia e sustentabilidade planetária, propondo aos estudantes pesquisa e busca de soluções para problemáticas que atingem diferentes campos da vida no planeta. Compreender processos relacionados com utilização dos recursos necessários ao bem-estar dos cidadãos do mundo.

Fundamentos de Vida e Saúde

Disciplina do currículo optativo que visa o entendimento das ações cotidianas para uma vida saudável e mais dinâmica. Busca realizar a leitura dos aspectos científicos que proporcionam mais saúde e bem-estar para cada sujeito.

Clube de Relações Internacionais

Dentro do currículo optativo, semanalmente, estudantes e professores se reúnem para estudar os textos que cada comitê da ONU defende, representados por diferentes nações, assim como a simulação dos debates que são realizados na ONU. Esta experiência promove encontros entre escolas de toda a cidade, estado e país, levando nossos alunos à Boston para simulações em Harvard.

Voluntariado

Encontros semanais, que buscam o reconhecimento do papel de cidadãos dos jovens estudantes e a realização das ações concretas de empatia e solidariedade, traduzidas nas campanhas e nos projetos de auxílio às comunidades e instituições mais necessitadas.

Currículo:

Horários das Aulas:

Alfa
Beta
Gama
Manhã: 7h45 às 13h05

“O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.” Leonardo da Vinci

Preencha o formulário abaixo que nossa equipe entrará em contato.

Candidato
Interesse