Atividades para aprender a ler: a forma mais fácil de alfabetizar

Apesar de a leitura fazer parte do cotidiano de diversas pessoas ao redor do mundo, muitas crianças podem apresentar dificuldades durante o processo de alfabetização. O Colégio Leonardo da Vinci, como escola, tem um papel fundamental nessa trajetória e, com o intuito de reforçá-lo, preparou um conteúdo sobre atividades para aprender a ler: a forma mais fácil de alfabetizar. Acompanhe:

1- Qual o primeiro passo para aprender a ler?
2- Quais atividades para aprender a ler?
3- Qual o método mais fácil para ensinar a ler?
4- Como trabalhar com alunos que não sabem ler?
5- Estratégias para aprender a ler

Qual o primeiro passo para aprender a ler?

O primeiro passo para aprender a ler é reconhecer as letras do alfabeto. Para iniciar o processo de alfabetização, o professor ou o responsável deve apresentar as letras do alfabeto para a criança. Lembrando que, ao mostrá-las, deve-se emitir o som de cada letra para que a criança possa associá-lo à forma escrita que o representa.

#DicadoLeo: existem algumas músicas que têm como propósito ensinar o alfabeto. Além de ajudar a criança a memorizar o som correspondente a cada letra e a ordem alfabética, pode ser uma ótima opção para tornar o processo de aprendizagem mais leve e divertido.

Quais atividades para aprender a ler?

Aprender a ler é um processo individual, em que cada criança possui o seu próprio ritmo de aprendizagem. Por isso, durante esse período, os pequenos também devem ser incentivados pelos responsáveis. Para ajudá-los a estimular a leitura em casa, selecionamos algumas atividades:

Ensine os sons: aponte letra por letra e pronuncie o som que cada uma faz. Você pode dar exemplos de palavras que começam com determinada letra e pedir ao seu filho para dar exemplos também.

Ensine a ordem alfabética: para ensinar a ordem alfabética ao seu filho, você pode escrever as letras fora de ordem e pedir a ele que as organize adequadamente.

Ensine palavras de uma sílaba: selecione palavras com apenas uma sílaba, como “sol”, e peça para o seu filho soletrar. Após a soletração, incentive-o a ler a palavra por inteiro.

#DicadoLeo: caso os pequenos não consigam cumprir as atividades na primeira tentativa, não há problema! O importante é sempre apoiá-los durante esse período tão desafiador.

Qual o método mais fácil para ensinar a ler?

Apesar de as crianças possuírem características únicas e seu próprio ritmo de aprendizagem, nenhuma delas resiste a um ambiente estimulante, que desperte a curiosidade. Por isso, apresentar o mundo dos livros para os pequenos é, sem dúvida, um método eficaz e divertido.

Hoje em dia, existem diversos livros de histórias destinados ao público infantil, tanto físicos quanto on-line. Por que não reservar um momento durante a semana e desenvolver a leitura com as crianças? Além de ser uma atividade descontraída, trabalha a memória, a atenção e a imaginação dos pequenos e ainda desperta a vontade de aprender a ler.

#DicadoLeo: aqui, os nossos alunos têm a oportunidade de se aventurar no universo literário! Por meio da Árvore de Livros, eles têm acesso a milhares de livros, inclusive àqueles que são trabalhados em sala de aula, além de jornais e revistas do mundo inteiro no celular, no tablet ou no computador.

Como trabalhar com alunos que não sabem ler?

Durante o processo de alfabetização, algumas crianças podem apresentar dificuldades, por isso, é importante que a escola e os responsáveis estejam sempre atentos e saibam como ajudá-las a passar, da maneira mais tranquila possível, por esse período. Abaixo, separamos três dicas para trabalhar com alunos que ainda não aprenderam a ler:

  • Atenção à comunicação: lembre-se de que as crianças ainda estão aprendendo a se comunicar de diferentes formas, sendo assim, quanto mais clara e objetiva for a sua forma de falar, mais fácil será para o aluno compreender.
  • Instrução individual: além das aulas em grupo, é recomendável que a criança receba uma orientação individualizada, com o intuito de que o professor e os responsáveis entendam, mais a fundo, quais as reais dificuldades do aluno.
  • Cronograma diferenciado: nem todas as crianças conseguem se desenvolver no tempo predeterminado, por isso, é fundamental estabelecer um cronograma adequado às necessidades de cada aluno.

#DicadoLeo: em nosso colégio, o Projeto de Leitura, desenvolvido desde a Educação Infantil, é um dos grandes diferenciais no processo de ênfase na leitura. Mesmo que as crianças ainda não estejam alfabetizadas, são estimuladas a ler imagens e a levar livros para a casa, a fim de manter as famílias integradas na prática da contação de histórias e na cultura do hábito da leitura.

Estratégias para aprender a ler

Sabemos que fazer com que as crianças se interessem pela leitura pode não ser uma tarefa fácil, mas, com o desenvolvimento de algumas estratégias, o processo de alfabetização tende a se tornar natural e positivo na vida dos pequenos, proporcionando muita diversão e aprendizagem! Confira três estratégias para aprender a ler:

  • Aprender cantando: você sabia que, ao cantar, a criatividade e o raciocínio lógico são estimulados? Existem diversas músicas que contam histórias por meio de suas letras. Selecione as que o seu filho mais gosta e solte a voz com ele.
  • Aprender colorindo: por meio de livros infantis ou até mesmo de uma simples busca na internet, temos acesso a inúmeros desenhos de letras para colorir. Além de ser uma atividade muito divertida, é uma ótima alternativa para as crianças que estão iniciando no universo da leitura.
  • Aprender comendo: nos mercados, encontramos macarrões que são vendidos em forma de letrinhas. Já pensou em preparar uma sopa e pedir ao seu filho que forme palavras com as letras encontradas na refeição? A hora de comer também pode ser um ótimo momento para aprender!

Quer saber mais sobre como funciona o processo de alfabetização em nosso colégio?

Novidades do blog:

O que é a BNCC e quais são os objetivos de aprendizagem

O que é a BNCC e quais são os objetivos de aprendizagem

Você provavelmente já ouviu falar sobre a Base Nacional Comum Curricular, mais conhecida como “BNCC”. Apesar de sua relevância na…
Atividades para aprender a ler: a forma mais fácil de alfabetizar

Atividades para aprender a ler: a forma mais fácil de alfabetizar

Apesar de a leitura fazer parte do cotidiano de diversas pessoas ao redor do mundo, muitas crianças podem apresentar dificuldades…