Você provavelmente já ouviu falar sobre a Base Nacional Comum Curricular, mais conhecida como “BNCC”. Apesar de sua relevância na área da educação, muitas alterações foram feitas ao longo dos últimos anos, gerando dúvidas acerca do tema. A fim de que você entenda melhor o que é a BNCC e quais são os seus objetivos de aprendizagem, preparamos este conteúdo. Confira!
1- O que é a BNCC
2- Quais são as competências gerais da BNCC
3- O que são as habilidades da BNCC e para que servem
4- Quais são os objetivos de aprendizagem da BNCC
5- Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC
6- Competências socioemocionais da BNCC: quais são e como trabalhar na escola
O que é a BNCC
Estruturada pelo Ministério da Educação (MEC), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que determina o conjunto de aprendizagens, competências e habilidades que os alunos devem desenvolver durante a Educação Básica: desde a Educação Infantil até a 3ª série do Ensino Médio.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), esse documento orienta as escolas, tanto públicas quanto privadas, de todo o país, na elaboração de seus currículos. Dessa forma, a BNCC tem como propósito direcionar a educação brasileira para o desenvolvimento de cidadãos integrais e de uma sociedade democrática, inclusiva e justa.
Quais são as competências gerais da BNCC
As competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) são definidas como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais) e atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Em outras palavras, as competências gerais da BNCC foram elaboradas com o objetivo de permitir aos alunos um desenvolvimento integral, permeando cada uma das habilidades e aprendizagens essenciais, durante todas as etapas da Educação Básica. Para que você possa conhecê-las, listamos as 10 competências abaixo:
1- Conhecimento
2- Pensamento científico, crítico e criativo
3- Repertório cultural
4- Comunicação
5- Cultura digital
6- Trabalho e projeto de vida
7- Argumentação
8- Autoconhecimento e autocuidado
9- Empatia e cooperação
10- Responsabilidade e cidadania
O que são as habilidades da BNCC e para que servem
As habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) correspondem às aptidões trabalhadas durante todas as etapas da Educação Básica, contribuindo para o desenvolvimento das competências gerais e específicas que constam no documento. Essas habilidades são abordadas de maneiras diferentes a depender do segmento.
Habilidades da BNCC na Educação Infantil:
Na Educação Infantil, a BNCC determina cinco campos de experiência nos quais as crianças devem se desenvolver:
- Eu, o outro e nós.
- Corpo, gestos e movimentos.
- Traços, sons, cores e formas.
- Escuta, fala, pensamento e imaginação.
- Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Habilidades da BNCC no Ensino Fundamental:
No Ensino Fundamental, o desenvolvimento dos alunos é norteado pelas áreas de conhecimento e pelos componentes curriculares:
- Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa – a partir do 6º ano).
- Matemática (Matemática).
- Ciências da Natureza (Ciências).
- Ciências Humanas (Geografia e História).
- Ensino Religioso (Ensino Religioso).
Habilidades da BNCC no Ensino Médio:
Assim como no Ensino Fundamental, o Ensino Médio é estruturado em áreas de conhecimento:
- Linguagens e suas Tecnologias.
- Matemática e suas Tecnologias.
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Atenção: os componentes curriculares obrigatórios para os três anos do Ensino Médio são os de Língua Portuguesa e Matemática. Contudo, as competências específicas e habilidades das outras áreas de conhecimento devem ser desenvolvidas por meio dos itinerários formativos.
Quais são os objetivos de aprendizagem da BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) possui dois principais objetivos: proporcionar uma educação de qualidade, desenvolvendo a autonomia e o protagonismo dos alunos, e padronizar o ensino-aprendizagem, reduzindo, assim, as desigualdades educacionais na Educação Básica do Brasil.
Além disso, a BNCC contribui para o aprimoramento de outros pilares da educação, como a formação inicial e continuada dos professores, a produção de materiais didáticos, a reestruturação das matrizes de avaliações e a revisão dos exames nacionais, que serão analisados a partir das informações presentes na Base Nacional Comum Curricular.
Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o primeiro passo para elaborar um plano de aula é identificar quais conhecimentos os alunos já dominam. Depois disso, é necessário determinar os conteúdos que serão ensinados e como serão trabalhados, focando sempre no desenvolvimento da autonomia e do protagonismo das crianças e dos jovens.
Competências socioemocionais da BNCC: quais são e como trabalhar em sala de aula
Com o objetivo de regular a educação socioemocional no Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determinou as 5 competências que devem ser priorizadas durante o ensino básico:
1- Autoconsciência: conhecer-se é uma das habilidades mais importantes e que poucas pessoas têm. Muitas nunca pararam para pensar em suas atitudes ou no modo como enxergam o mundo, e é exatamente isso que essa competência propõe.
2- Autogestão: após se conhecer, o próximo passo é gerenciar as próprias responsabilidades de acordo com o tempo que tem. Quanto antes a criança aprender a se organizar, mais fluido será o processo de autogestão conforme for crescendo.
3- Consciência social: aprender a olhar para si, sem dúvidas, é fundamental, mas também é preciso desenvolver uma consciência comum, pensar além das próprias questões. Somos diferentes e precisamos respeitar as individualidades de cada um.
4- Habilidades de relacionamento: para vivermos bem em sociedade, é essencial que aprendamos a nos relacionar com o outro. Colocar-se no lugar da outra pessoa e pensar em formas de melhorar a relação é um bom começo para desenvolver essa competência.
5- Tomada de decisão responsável: tomar decisões coerentes é extremamente importante para evitarmos possíveis problemas. Por isso, desenvolver o senso analítico para a tomada de decisão tem um impacto decisivo na nossa vida e na dos que estão à nossa volta.
No Colégio Leonardo da Vinci, são oferecidos e organizados espaços e situações de ensino para que o estudante desenvolva sua identidade, a compreensão do mundo e a apreensão do saber universal, permitindo a inserção da criança e do jovem no mundo dos conceitos e das representações simbólicas, num processo de interação com os outros, em que crescer e aprender tornam-se uma ação continuada.
Com o objetivo de colocar esses ensinamentos em prática, foi desenvolvido o projeto Voluntariado: encontros semanais que buscam o reconhecimento do papel de cidadãos dos jovens estudantes e a realização das ações concretas de empatia e solidariedade, traduzidas nas campanhas e nos projetos de auxílio às comunidades e instituições mais necessitadas.
Quer saber mais sobre como trabalhamos as competências socioemocionais da BNCC?