As atividades extracurriculares têm diferentes propósitos, como desenvolver as habilidades dos estudantes, estimular a criatividade e melhorar o desempenho escolar. Toda atividade, seja física, cognitiva ou socioemocional, elaborada a partir de um planejamento gera um considerável benefício, tanto na vivência acadêmica quanto no processo de formação do indivíduo.
Neste conteúdo, explicaremos o que são atividades extracurriculares e sua importância na vida de crianças e jovens. Acompanhe!
1- O que são atividades extracurriculares?
2- Qual a importância das atividades extracurriculares na escola?
3- Como escolher atividades extracurriculares?
4- Vantagens das atividades extracurriculares para os alunos
5- Alguns cursos extracurriculares que podem ser oferecidos nas escolas
O que são atividades extracurriculares?
Além do desenvolvimento intelectual, é responsabilidade da escola auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional de todos os alunos, desde os primeiros anos de vida até a conclusão do Ensino Médio. Para isso, são construídas propostas de atividades extracurriculares que se referem à elaboração de situações de aprendizagem.
Todas as atividades que não fazem parte da grade obrigatória de disciplinas podem ser consideradas atividades extracurriculares, isto é, que oferecem aos alunos a possibilidade de obter novos conhecimentos. O objetivo é ensinar conteúdos que vão além dos limites da sala de aula e que podem assegurar uma formação ainda mais completa.
Qual a importância das atividades extracurriculares na escola?
As atividades extracurriculares na escola têm a finalidade de proporcionar uma formação integral aos estudantes, promovendo o desenvolvimento das mais diversas habilidades. Essas práticas complementam as atividades tradicionais, possibilitando que as crianças e os jovens tenham experiências diferentes das que costumam ter em sala de aula.
Abaixo, listamos, em alguns tópicos, a importância das atividades extracurriculares. Confira:
- Ajudam no processo de identificação das aptidões individuais.
- Auxiliam os alunos a serem mais empáticos e resilientes.
- Incentivam o senso de responsabilidade em diversas áreas.
- Orientam sobre a importância de ter comprometimento, disciplina e foco.
- Propiciam o desenvolvimento da autoestima, da oralidade, da retórica e do trabalho em equipe.
- Viabilizam a formação de hard skills e soft skills.
Aqui, nós contamos com essa metodologia! Quer saber como funcionam as atividades extracurriculares em nossa escola?
Como escolher atividades extracurriculares?
Antes de decidir quais atividades extracurriculares seu filho desenvolverá, é importante saber que existem diferentes opções, de acordo com as mais variadas áreas. Por isso, é fundamental pesquisar e escolher com calma. A fim de que ele aproveite ao máximo a atividade, separamos algumas dicas para te ajudar na hora da decisão:
- Pesquise quais atividades estão disponíveis na escola.
- Confira os dias e horários disponibilizados e veja se coincidem com os horários livres de seu filho.
- Converse com ele e procure entender quais são suas preferências e quais atividades gostaria de praticar.
- Marque uma aula experimental da atividade escolhida.
- Após a aula, pergunte se ele realmente gostou e deseja continuar a desenvolver a atividade.
- Por fim, procure sempre acompanhá-lo e incentivá-lo nessa nova empreitada!
Vantagens das atividades extracurriculares para os alunos
Sem dúvida, o papel de uma instituição de ensino vai muito além de apenas ensinar os conteúdos aos estudantes. A escola é o ambiente em que as crianças e os jovens passam a maior parte do tempo, socializam, aprendem as regras básicas de conduta e recebem as orientações necessárias para tomar decisões que irão impactar o seu futuro.
Quando os alunos passam a desenvolver uma atividade extracurricular, a experiência escolar tende a ser ainda vantajosa. Saiba quais os benefícios que essas atividades proporcionam:
- Viabilizam a prática de conhecimentos aprendidos em sala de aula.
- Estimulam o engajamento nos estudos.
- Melhoram o rendimento em sala de aula.
- Ajudam no desenvolvimento de diferentes habilidades e competências.
- Colaboram positivamente com a autoestima e autoimagem dos estudantes.
Alguns cursos extracurriculares que podem ser oferecidos nas escolas
Além das clássicas modalidades esportivas, as escolinhas extracurriculares do Colégio Leonardo da Vinci oferecem cultura e aprendizados voltados à realidade do século XXI para os alunos.
Na unidade Alfa, os cursos extracurriculares acontecem das 12h15 às 13h ou das 18h às 19h e são oferecidos nas seguintes modalidades: vôlei, futsal, basquete, tênis, dança, teatro, ballet infantil, judô, alfabetização musical na flauta, teclado e canto, violão, francês, orientação profissional, robótica, games, handball, yoga kids, oficina de criação literária, tênis de mesa, jazz e desenho.
Na unidade Beta, os cursos extracurriculares acontecem das 18h às 19h e são oferecidos nas seguintes modalidades: judô, taekwondo, capoeira, dança, teatro, inglês da Cultura Inglesa e Learning Fun, violão, guitarra, ginástica artística, futebol, vôlei, tênis, beach tennis, basquete, handball e iniciação científica.
Na unidade Gama, os cursos extracurriculares acontecem pela manhã ou das 18h às 19h e são oferecidos nas seguintes modalidades: judô, ginástica, ballet, inglês, música (Guitarríssima), futebol, vôlei, tênis, basquete, patinação, handball, robótica e xadrez.
Quer saber mais sobre os cursos extracurriculares do Leo da Vinci?