É durante a Educação Infantil que a criança começa a dar os primeiros passos na jornada escolar e, no Ensino Fundamental, tem um contato maior com o letramento. As primeiras experiências com as letras e as palavras são uma vivência marcante que pode desencadear um gosto maior pelos estudos e tudo se inicia pela leitura.
Como ensinar uma criança a ler? Quais atividades para aprender a ler são mais eficazes? Quais livros para crianças são os mais indicados na etapa da alfabetização? Responderemos a todas essas perguntas, a seguir.
- Como iniciar a leitura na alfabetização?
- Como alfabetizar rápido um aluno?
- Quais os tipos de leitura na alfabetização?
- Como ajudar a desenvolver a leitura na alfabetização?
Como iniciar a leitura na alfabetização?
O bebê começa a falar, principalmente, por conta do estímulo ao redor, ao ouvir os diferentes sons. A linguagem escrita já não é um processo tão prático quanto a linguagem oral: a criança vai precisar criar familiaridade com a transformação de uma sonoridade em uma letra.
O papel da escola e dos educadores está em, justamente, tornar o processo da leitura algo agradável e natural para os pequenos. De acordo com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é no 1º ano do Ensino Fundamental que a alfabetização de fato acontece, espera-se que os alunos estejam totalmente alfabetizados até o 2º ano do Ensino Fundamental.
O professor precisa, antes de tudo, avaliar se a criança já conhece algumas palavras, se ela entende que o escrever é parecido com o desenhar, se ela está familiarizada com algumas letras mesmo que ainda não consiga formar palavras, se já compreende que cada letra e sílaba forma um som, entre outros fatores importantes.
A partir desse diagnóstico, ficará mais fácil ver o estágio de leitura para alfabetizar, ou a consciência silábica e fonêmica. A primeira diz respeito à percepção de uma criança de que palavras são formadas por sílabas. A segunda compreende a parte que ela vê com mais atenção a estrutura da sílaba, que são os chamados fonemas.
A leitura pode acontecer pela forma fonográfica, por meio da qual, por exemplo, o professor lê, junto com a criança, a palavra ESCOLA, separando por sílabas (ES-CO-LA) e apontando para um desenho ou imagem que representa a palavra.
Como alfabetizar rápido um aluno?
As atividades lúdicas são uma ótima forma de iniciar a alfabetização de maneira mais eficaz e natural. O brincar tem um papel fundamental porque, além de gerar identificação, motiva a interação com o outro.
Cantigas, trava-língua, contação de histórias com bonecos, entre outros, podem motivar a criança a aprender para poder participar da brincadeira.
Outra ideia voltada a atividades para ensinar a ler são as fichas para leitura. Por exemplo, uma página dedicada à letra A com palavras como “abelha”, “avião”, “árvore” e com um desenho ao lado representando essas palavras para a criança poder pintar tornarão as atividades de leitura e escrita algo divertido.
Quais os tipos de leitura na alfabetização?
A forma como um conteúdo é passado em sala de aula faz toda a diferença quando se está ensinando a ler e os tipos de leitura durante essa etapa podem se tornar grandes catalisadores. São eles:
- Leitura em voz alta: o propósito é criar uma conexão da criança com a leitura quando ela ainda não consegue ler sozinha. O professor lê um livro ou um conto, apontando para os desenhos inseridos nas páginas e permitindo que seus alunos vivenciem o conteúdo por meio da imaginação. Nesse momento, é importante que o professor assuma o papel de um verdadeiro contador de histórias, fazendo diferentes vozes para narrador e personagens.
- Leitura individual: quando a criança já consegue formar as palavras por si só, incentivar a hora da leitura, durante a qual cada um escolhe seu livro e lê individualmente, dá a ela a oportunidade de desenvolver um diálogo próprio com imagens e textos.
- Leitura compartilhada: esse tipo de leitura propõe que ao final da história os alunos possam conversar sobre o que leram. O professor será o mediador, trazendo perguntas que estimulem o princípio da conversa, mas permitindo que seus alunos construam suas próprias perguntas durante a atividade, que será ainda melhor se for feita em roda.
Como ajudar a desenvolver a leitura na alfabetização?
As atividades mais lúdicas, como brincadeiras e jogos, além de divertir, ajudarão no desenvolvimento da leitura na alfabetização:
- Jogo dos pratos: os pequenos vão ficar bastante compenetrados no jogo dos pratos. É só arrumar pratos descartáveis, pintar algumas sílabas em cores bem chamativas e convidá-los a formar uma palavra unindo alguns pratos.
- Caça-palavras: o professor escolhe um certo número de palavras e escreve em fichas; uma ficará em cima de uma carteira e a outra, com a mesma palavra, será escondida em algum lugar da sala de aula. O caça-palavras vira também uma caça ao tesouro: os alunos olham uma palavra na carteira e tentam encontrar a outra igual.
- Rodas de leitura: essas são as preferidas da garotada! E fica ainda melhor se o professor convida um aluno por vez para trazer seu livro favorito de casa e o próprio aluno faz a leitura com o professor ajudando quando precisar.
- Mapa de histórias: depois de ler um livro em sala de aula, dessa vez escolhido pela professora, ela pede que os imaginem como deve ser o lugar onde se passa a história, como devem ser os personagens e até mesmo sugere fazer um novo final, onde tudo ficará registrado em cartolina.
A interação entre escola e família também contribui de forma bastante positiva nas atividades para aprender a ler e escrever. Assim como em sala de aula, os responsáveis também podem estimular a leitura da criança em seu dia a dia, ao olhar a embalagem de um alimento ou um outdoor na rua. Tudo pode virar um texto para aprender a ler.
“Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.” Leonardo da Vinci
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